cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Sondagem de dados para a construção de políticas públicas eficazes e mecanização da agricultura foram alguns dos pontos focais do diálogo

5CNCTI: 5ª Conferência Nacional de CT&I promove debate sobre ciência e tecnologia para o desenvolvimento social

Ao longo da história, a ciência e a tecnologia se firmaram como pilares fundamentais para a sociedade, responsáveis por avanços que resultaram em melhorias na vida das pessoas em todo o mundo, em áreas como medicina, indústria e agricultura. A interseção entre esses dois campos e a tecnologia como ferramenta de apoio à sustentabilidade e ao desenvolvimento do Brasil foram alguns dos temas destacados na 5ª Conferência Nacional de CT&I, que acontece até o dia 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

Sob a coordenação do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, e com a participação da diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, e da professora da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China, Yang Minli, a mesa de debates intitulada “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” discutiu a aplicação dessas ferramentas de maneira estratégica e inclusiva.

Arruda deu início à conversa citando o antropólogo e educador brasileiro Darcy Ribeiro, que em seus estudos destacou a riqueza cultural e tecnológica das sociedades indígenas, enfatizando que elas desenvolveram um vasto conhecimento em diversas áreas muito antes da chegada dos europeus, sendo inovadoras em suas próprias práticas e tecnologias. “Esse povo todo fez muita ciência e desenvolveu muita tecnologia, e o faz hoje. Na Rocinha, uma das maiores favelas do país, o povo sobrevive e desenvolve tecnologia social todos os dias para que a vida seja efetivamente melhor. Estamos em busca desse casamento mais sólido entre a maioria esmagadora do povo e os nossos centros mais avançados de produção científica e tecnológica”, comentou.

À frente do principal instrumento de coleta de dados que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, Ieda Castro abordou a necessidade de um levantamento de dados para a construção de políticas públicas eficazes. “Ainda se faz muita política assistencialista, sem embasamento científico, sem saber de fato onde estão as pessoas e o que elas necessitam. O Cadastro Único pode ser uma ferramenta que possibilita aos municípios fazer leituras do território. Não dá para, em um país como o Brasil, pensar em políticas homogêneas e padronizadas para toda a população. O Brasil é muito diversificado, e cada território tem segmentos e populações tradicionais, grupos especiais e específicos que precisam de um olhar diferenciado”, defendeu.

Encerrando a mesa de debates, a professora Yang Minli levou a discussão para o âmbito rural, trazendo exemplos do impacto positivo que a mecanização da agricultura teve na diminuição da pobreza na China. No país asiático, o uso de máquinas e tecnologias agrícolas, como tratores e colheitadeiras, melhorou a produtividade, aumentou a eficiência da produção e, consequentemente, proporcionou melhores condições econômicas para os agricultores. Essa melhoria nas condições de vida e na geração de renda ajudaram na superação da pobreza. “Esse maquinário transforma a agricultura familiar em sua produção e, assim, muda a condição de vida das pessoas”, afirmou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.