5 executivas compartilham inspirações para mulheres que desejam desenvolvimento profissional
Estudo revela que, apesar das mulheres estudarem mais anos, não chegam a 40% dos cargos de liderança no Brasil
Dedicação, esforço e jornada dupla fazem parte do cotidiano feminino, que lida com o desafio de conciliar rotina com o desenvolvimento da própria carreira. O estudo “Mulheres no Mercado de Trabalho”, realizado em 2023 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que aquelas que atuam no mercado de trabalho brasileiro estudam mais anos e não chegam a 40% dos cargos de liderança no país.
No âmbito profissional, o caminho até os altos cargos, para elas, é mais difícil e, por isso, contar com apoio de outras mulheres é fundamental nessa jornada. Além disso, quem chega lá possui a oportunidade de usar a sua influência para contribuir para que outras alcancem seus objetivos. A seguir, cinco executivas elencam personalidades femininas que as inspiraram, impulsionaram e auxiliaram nesta jornada ao cargo de liderança, ou como trabalham promovendo impacto na carreira de outras profissionais.
Daniela Klaiman, CEO da FutureFuture, consultora e um dos principais nomes do futurismo do Brasil e da América Latina
Após retornar ao Brasil, depois de temporada na Espanha, uni forças com a renomada publicitária Samantha Barbieri para empreendermos. Inspiradas em uma loja-conceito que visitamos em Nova York, fundamos a Super Cool Market, em 2009, a primeira loja-conceito a adotar Reduza, Recicle e Reuse como fundamento no Brasil. Em 2011, recebemos uma proposta de compra da Super Cool e decidimos que iríamos aceitar e retornar ao mercado. É a partir daí que eu preciso agradecer à Samantha, que se comprometeu a ficar no negócio e conduzir as negociações e partes burocráticas da venda, enquanto eu fui convidada a integrar a equipe da Box 1824, como Diretora de Pesquisa e Tendências, onde a minha carreira se consolidou com foco em futuro e comportamento do consumidor. Pouco depois, a Samantha também encontrou um espaço na área como sócia de uma agência e hoje é sócia e fundadora da Moonshot1983.
Agradeço muito a ela por me apresentar essa oportunidade, que me permitiu me inserir rapidamente na minha área e a alcançar minha posição atual como CEO da FutureFuture, consultora e uma das principais figuras do futurismo no Brasil e na América Latina.
|
Vanessa Queiroz, sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório brasileiro independente e multidisciplinar de design e comunicação
Possuo um escritório de design há 20 anos, com três sócios homens. Com todo avanço da discussão sobre o lugar das mulheres na liderança e, sendo a área de design muito dominada pelos homens, fui aprendendo e sendo motivada a mostrar na prática que quem chega no topo tem por obrigação puxar as demais. Hoje, tenho orgulho em dizer que meu estúdio possui 65% de mulheres, sendo quatro cadeiras ocupadas por três diretoras de criação. Não vamos mudar o meio de um dia para o outro, mas temos como obrigação, ao meu ver, mudar e fazer diferença no entorno. Todos ganhamos com isso, sociedade e mercado.
|
Carla Colonna, fundadora e COO da 100 Open Startups
Conheci a Priscila Martins em 2005, na pós-graduação em Gestão de Marketing e Negócios, na ESPM, e tivemos uma identificação imediata por ambas termos visões e inquietações muito parecidas sobre o meio corporativo tradicional. Então, passamos a nos apoiar e a nos fortalecer mutuamente na jornada pelo mundo do empreendedorismo e inovação. Hoje, sou fundadora e COO da 100 Open Startups, e ela é Diretora de Parcerias na Artemísia. Continuamos nos encontrando mensalmente e nos tornamos amigas, tanto no nível pessoal quanto dentro do ecossistema de inovação. Seguimos trocando experiências, desafios e colaborando uma com a outra para potencializar nossas realizações para promoção do empreendedorismo no Brasil.
|
Caroline Capitani, VP de Estratégia e Inovação da ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia
Em 2005, quando estava prestes a me formar na universidade e me encontrava estagnada como estagiária em um órgão público, Bianca Efrom, uma amiga e professora, estendeu-me a mão ao me convidar para trabalhar no departamento de Marketing da YMCA. Bianca sempre foi uma mentora inspiradora, impulsionando a minha carreira ao me encorajar a ser aluna ouvinte do mestrado, cursar pós-graduação em Marketing e até mesmo ser professora substituta na nossa alma mater (UFRGS), no curso de Relações Públicas. Sua crença em mim foi fundamental para meu crescimento profissional — lembro-me vividamente da primeira vez que viajei de avião, ao seu lado, para receber um prêmio de inovação em São Paulo. Certamente ela me deu a mão e, desde então, nunca mais nos desgrudamos, já que não apenas promoveu minha carreira, mas também se tornou uma amiga e aliada inestimável.
|
Veronica Magarinos, Head da Hyper Island Habla Hispana, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação
Madeleine Albright foi uma diplomata e cientista política estadunidense, a primeira mulher secretária de estado dos Estados Unidos, ícone do empoderamento e força feminina. Ao falar de trabalhar com mulheres disse: “há um lugar especial no inferno para as mulheres que não ajudam outras mulheres”. Eu fui auxiliada e impulsionada tanto por homens como por mulheres, mas elas me ajudaram de verdade, impulsionando e inspirando. Foram as suas atitudes, comportamentos, comentários, olhares e gestos que me levaram a acreditar que eu podia dar aquele salto, fazer aquele projeto, abraçar aquele desafio. Experimentei o gesto inigualável de uma mulher que não só deu visibilidade e valor às artes que eu fazia na época, mas que também me encorajou a encarar obstáculos que até esse momento pareciam enormes e impossíveis para mim. Hoje, isso é o coração do que eu faço profissionalmente.
|
Parabéns!