rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

Visitamos a Samsung Research na China: As pessoas e inovações por trás da Inteligência Artificial

Visitamos a Samsung Research na China: As pessoas e inovações por trás da Inteligência Artificial

A Curva de Aprendizagem, Parte 4: um novo modelo de Inteligência Artificial e uma linguagem em evolução

Visitamos a Samsung Research na China como parte desta série que destaca as pessoas e inovações por trás da democratização da Inteligência Artificial móvel

 

A Samsung continua inovando em experiências premium de Inteligência Artificial móvel. Por isso, a Samsung Newsroom continua sua visita a centros de pesquisa da Samsung ao redor do mundo para entender como o Galaxy AI1 está capacitando mais pessoas a maximizarem seu potencial. O Galaxy AI agora oferece suporte a 16 idiomas, permitindo que mais pessoas expandam suas habilidades linguísticas, mesmo offline, graças à tradução no dispositivo em recursos como Tradução Simultânea2, Intérprete, Notas Inteligentes3 e Assistente de Navegação.

Mas o que está envolvido no desenvolvimento da linguagem de Inteligência Artificial? Na terceira parte desta série, visitamos o Vietnã para aprender como preparar os dados usados para treinar modelos de IA. Desta vez, exploramos como as equipes transformaram o Galaxy AI em uma oferta única para a China continental e Hong Kong. O rápido crescimento das ferramentas de Inteligência Artificial que utilizam grandes modelos de linguagem (LLM) tem sido observado em todo o mundo. E a China não é exceção. Com o ERNIE Bot da Baidu e o MiracleVision da Meitu emergindo como escolhas populares na China, o Samsung R&D Institute China fez parceria com ambas as empresas para ajudar a construir recursos do Galaxy AI para o país.

O Samsung R&D Institute China, em Guangzhou (SRC-G) e Pequim (SRC-B), dedicou-se a garantir que os falantes de mandarim na China tivessem a mesma experiência com o Galaxy AI que outras pessoas ao redor do mundo, mesmo que a tecnologia de back-end parecesse muito diferente. A equipe aproveitou os recursos exclusivos de dialetos chineses de parceiros terceirizados e construiu uma solução do Galaxy AI exclusiva para a China.

“Temos a vantagem de combinar as melhores práticas globais com as práticas locais da China, bem como criar novos recursos e aprimorá-los constantemente por meio da comunicação diária com os consumidores chineses”, afirma Hairong Zhang, Líder do Grupo de Inovação de Software da SRC-G. “Com a rica experiência no desenvolvimento do Galaxy S24, estou orgulhoso de como nossa equipe colaborou com empresas chinesas locais de IA, como Baidu e Meitu, para fornecer uma solução que ressoe na China”.

No início, as equipes tiveram que se adaptar aos diferentes estilos de trabalho e resolver os problemas iniciais de assimetria de informações. Daijun Zhang, chefe do SRC-B, estabeleceu uma força-tarefa para garantir que o projeto continuasse o cronograma de desenvolvimento e avançasse rapidamente em direção aos seus objetivos.

Graças à experiência da equipe de Pequim na geração de modelos em grande escala e à colaboração bem-sucedida com parceiros terceirizados, todos os recursos de Inteligência Artificial generativa foram lançados com sucesso na China. O resultado é uma solução com relevância local e recursos específicos do mercado, como o Toque Para Pesquisar.

Expandindo o suporte para o dialeto cantonês

O suporte para o chinês na China continental (mandarim) foi integrado ao Galaxy AI com o lançamento do Galaxy S24, em janeiro de 2024. No entanto, o trabalho do Samsung R&D Institute China estava longe de terminar. A equipe também foi encarregada de desenvolver o modelo de Inteligência Artificial para chinês em Hong Kong (cantonês), um dialeto que se baseia no trabalho já realizado para o mandarim, mas apresenta um conjunto inteiramente novo de recursos linguísticos para abordar.

Ao desenvolver para o cantonês, a equipe de P&D da China enfrentou grandes desafios culturais aos quais precisava responder para apoiar totalmente a localização para o mercado. O primeiro fenômeno cultural é a divergência entre os sistemas de escrita e fala. Os habitantes de Hong Kong usam uma gramática e expressões semelhantes ao mandarim na escrita, mas adotam uma gramática coloquial completamente diferente ao se comunicarem diariamente. Além disso, o cantonês possui nove tons de pronúncia, em comparação com os quatro tons do mandarim. Outro fenômeno cultural é o desenvolvimento contínuo do próprio dialeto cantonês ao longo do tempo. Acrescente a isso o fato de que as pessoas muitas vezes misturam cantonês e inglês durante as conversas, e fica claro porque foi complicado criar casos de teste e validar pacotes de idiomas.

“O cantonês é um dialeto único que varia em diferentes regiões de língua cantonesa”, diz Jing Li, que lidera a operação de teste da solução de Inteligência Artificial cantonesa. “Algumas gírias, frases, vocabulário e até mesmo tons variam de um lugar para outro. Portanto, realizamos um grande trabalho na verificação dos dados específicos de Hong Kong, bem como na revisão de dezenas de milhares de casos de teste relevantes”.

Com essas complexidades em mente, o SRC-G e o SRC-B trabalharam juntos para oferecer suporte a uma combinação profunda de códigos usando uma mistura de cantonês e inglês para reconhecimento de fala, suportando simultaneamente expressões escritas e faladas na tradução automática e refletindo as pronúncias atuais na síntese de fala.

Impacto cultural da comunicação

Quando o Galaxy AI lançou a opção de idioma chinês (Hong Kong), o feedback das pessoas mostrou que o trabalho árduo da equipe de P&D da Samsung era justificado. Tanto para a China continental quanto para Hong Kong, as atividades do Galaxy AI da Samsung destacam a importância de uma marca global ter presença e experiência local, além do poder da colaboração aberta com outras organizações. Em Hong Kong, o cantonês é uma parte fundamental da identidade cultural de seus habitantes. Por isso, acertar o modelo de linguagem de Inteligência Artificial era tão crucial para a equipe. “A linguagem e a comunicação são cruciais em todas as regiões e em todas as esferas da vida”, afirma Henry Wat, Chefe do Grupo de Engenharia da Samsung Electronics Hong Kong. “Não importa o idioma, qualquer ferramenta que ajude as pessoas a se comunicarem é inestimável. Acredito que nosso trabalho seja significativo”.

No próximo episódio da série “A Curva de Aprendizagem”, iremos ao Brasil para ver como uma equipe trabalha através de culturas e fronteiras para levar o Galaxy AI a mais pessoas.

1 Galaxy AI é a inteligência artificial da Samsung. A Samsung não faz promessas ou garantias quanto à precisão, completude ou confiabilidade das saídas fornecidas pelas funcionalidades de IA. O login na conta Samsung pode ser necessário para usar determinadas funcionalidades de IA da Samsung.

2 Tradução Simultânea requer uma conexão de rede e login na conta Samsung. A Tradução Simultânea está disponível apenas no aplicativo Samsung Phone pré-instalado. Certos idiomas podem exigir o download de pacotes de idiomas. A disponibilidade do serviço pode variar conforme o idioma. A precisão dos resultados não é garantida.

3 O recurso Notas Inteligentes requer uma conexão de rede e login na conta Samsung. Existe um limite de caracteres. A disponibilidade do serviço pode variar conforme o idioma. A precisão dos resultados não é garantida.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED e a proporcionar uma experiência conectada fluida por meio de seu ecossistema SmartThings e pela colaboração aberta com parceiros. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em Link.