AGRISHOW
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-cni-cna-cnc-hub-startups-sebrae-espirito-santo-es-esx-programacao-aldo-rosa-1
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2
innovation-trends-2024-ecosystem-corporates-startups-hubs-government-investors-brazil-aim-congress-abu-dhabi-united-arab-emirates-aldo-rosa-1
innovation-trends-2024-ecosystem-corporates-startups-hubs-government-investors-brazil-germany-hannover-messe-energy-carbon-aldo-rosa-ceo-7

SXSW: O que foi lançado de inteligência artificial na feira de inovação nos EUA

SXSW: O que foi lançado de inteligência artificial na feira de inovação nos EUA

SXSW 2024: o que foi lançado de inteligência artificial na feira de inovação nos EUA

Evento que reúne tecnologia, entretenimento, negócios e artes, ocorre na cidade de Austin, no Texas (EUA), entre os dias 8 e 16 de março

Anna Gabriela Costa

O evento SXSW 2024 em Austin destaca inovações em IA, gaming e saúde

A 38ª edição do South by Southwest (SXSW), evento que reúne tecnologia, entretenimento, negócios e artes, ocorre na cidade de Austin, no Texas (EUA), entre os dias 8 e 16 de março de 2024.

Como não poderia ser diferente, a inteligência artificial tem sido um dos temas protagonistas do encontro, que reúne diversos líderes do setor de tecnologia e marketing.

A IA continua progredindo, com novas aplicações surgindo em todos os setores, transformando negócios e cotidiano.

No evento, foram discutidas as principais tecnologias que irão reger 2024, também baseados em um relatório do MIT Technology Review, que destacou 10 inovações para este ano. Confira as principais:

Chiplets
Chiplets são chips de dimensões menores e especializados em uma tarefa específica, feitos para operarem juntos a múltiplas unidades que formarão o “chip tradicional” como o conhecemos — essas “peças” funcionam como um Lego, permitindo que a fabricante escalone o poder de um processador ao adicionar mais ou menos chiplets.

Primeiro tratamento de edição genética
A ferramenta de edição genética CRISPR obteve sua primeira aprovação regulatória para tratar a doença falciforme, marcando um ponto de virada no tratamento de doenças genéticas. Hoje, já existem alguns tipos de terapia genética disponíveis para o tratamento de doenças específicas. No entanto, nenhuma delas envolve diretamente o método CRISPR, como é o caso da Casgevy. Aqui, ocorre o uso do CRISPR ex vivo, ou seja, as células-tronco são retiradas da medula óssea do paciente, editadas geneticamente e, posteriormente, reintroduzidas. Considerando a anemia falciforme e a talassemia beta, ambas doenças são provocadas pelo gene chamado BCL11A que afeta a produção das hemoglobinas — as proteínas dos glóbulos vermelhos usadas no transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. Então, o CRISPR é usado para recortar esse gene problemático, fazendo com que as próprias células do indivíduo consigam produzir hemoglobinas funcionais. Leia mais aqui.

Apple Vision Pro
Equipado com duas telas com mais pixels do que uma TV 4K para cada olho e um sistema avançado de áudio espacial, o Vision Pro oferecerá mais imersão com diferenciais como Ambientes (Environments) e programas originais do Apple TV+ em 3D como Encounter Dinosaurs. O Apple Vision Pro é o dispositivo de entretenimento definitivo. Os usuários podem transformar qualquer lugar no melhor lugar da casa, desfrutar de concertos e aventuras pessoais com o Apple Immersive Video, interagir com criaturas pré-históricas realistas em Encounter Dinosaurs e até pousar na superfície da lua usando Environments. É diferente de tudo que os usuários já viram até agora e mal podemos esperar que eles experimentem por si mesmos”, disse Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple.

Sistemas geotérmicos
A U.S. Energy Information Administration define a energia geotérmica como proveniente do calor produzido continuamente no interior da Terra. Assim, utiliza-se o calor geotérmico para tomar banho, para aquecer edifícios e para gerar eletricidade. Os reservatórios geotérmicos subterrâneos podem ser usados até em outras aplicações de aquecimento e resfriamento. É a diferença entre a temperatura no núcleo da Terra e na superfície que impulsiona uma condução contínua de energia térmica do centro para o exterior do planeta. Esse tipo de energia pode ser aproveitado em baixa ou alta temperatura. No primeiro caso, a água naturalmente aquecida pela Terra é usada diretamente para aquecimento em casas, edifícios ou para fornecer calor em processos industriais. No outro modo, poços geotérmicos são perfurados em reservatórios de água quente ou vapor próximo à superfície. O vapor ou a água quente extraída são usados para gerar eletricidade em usinas geotérmicas. Leia mais aqui.

Bombas de calor
Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um novo tipo de bomba de calor capaz de reduzir a pegada de carbono durante o processo de produção de biogás. A estimativa é que essa técnica consiga diminuir a emissão de poluentes em mais de 36%. Segundo os cientistas, essa descoberta pode ajudar na descarbonização das redes elétricas, permitindo que comunidades isoladas produzam a própria energia que consomem localmente, sem depender de redes de distribuição ou outros sistemas poluentes para gerar eletricidade. Leia mais aqui.

Twitter Killers
Aplicativos e plataformas que surgem como alternativas ao Twitter, atraindo público e anunciantes descontentes com as mudanças implementadas na plataforma.

https://www.terra.com.br/