rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

South Summit Brazil se torna parceiro do Catálogo de Soluções para Desastres Climáticos

South Summit Brazil se torna parceiro do Catálogo de Soluções para Desastres Climáticos

South Summit Brazil se torna parceiro do Catálogo de Soluções para Desastres Climáticos

Iniciativa visa auxiliar na prevenção e na mitigação de danos resultantes da emergência climática

O South Summit Brazil (SSB) se tornou parceiro da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) no Catálogo de Soluções para Desastres Climáticos. A partir de agora, o SSB disponibiliza um formulário próprio, o SOSouth Global Call for Solutions, e faz a curadoria de propostas, quando elas são submetidas. Na sequência, a Sict as integra na base de dados.



O Catálogo de Soluções é direcionado às iniciativas promovidas por atores do ecossistema de inovação com potencial para auxiliar na prevenção e na mitigação de danos resultantes de desastres climáticos no Estado. Disponível no Observatório da Inovação RS, no site da Sict, o painel é abastecido diariamente com propostas nacionais e internacionais. Nesta segunda-feira (24/6), 265 soluções de 232 instituições já estão disponíveis para consulta. Interessados em colaborar podem acessar os formulários da Sict em português e inglês.

De acordo com o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, a secretaria foi procurada pelo SSB para a parceria. “Eles irão identificar as soluções inovadoras do ecossistema das startups, principalmente tecnologias internacionais e com horizonte de longo prazo. Vamos trabalhar com iniciativas que possam ser desenvolvidas e aplicadas no Rio Grande do Sul no campo das soluções para as mudanças climáticas em diferentes segmentos. Nosso objetivo é realizar a conexão das soluções inovadoras com as prefeituras e com o ecossistema de inovação”, explica.

María Benjumea, fundadora e presidente do South Summit, destaca que desde a primeira edição do evento no Brasil, em 2022, sente-se conectada com o Rio Grande do Sul. “Ao ver nossa segunda casa enfrentando o desafio mais severo e complexo da sua história, precisamos agir rapidamente para oferecer toda nossa ajuda. Uma das formas que encontramos foi impulsionar a busca por soluções inovadoras que possam apoiar o processo de reconstrução do Estado, dando luz a ação liderada pela Sict. Através do SOSouth – Global Call for Solutions, estamos ampliando a divulgação na nossa rede global em busca de mais soluções para auxiliar o querido Rio Grande do Sul”, comenta.

Próxima etapa

A próxima etapa da inciativa Catálogo de Soluções é a conexão com as prefeituras. A Sict e parceiros estão fazendo a curadoria das propostas que serão apresentadas aos municípios, utilizando um formato piloto que está sendo testado com gestores de inovação e tecnologia (GITs) do programa Startup Lab e com a Rede RS Startup, nas oito regiões do Inova RS. O objetivo é aproximar as soluções e as prefeituras interessadas através de rodadas de conexão, que devem começar nos próximos dias.

Além do SSB, são parceiros da Sict na ação a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o GovTech Lab.