Rio2C 2024: confirma a programação completa do evento
O evento acontece na Cidade das Artes, de 4 a 9 de junho, na Barra da Tijuca
Luiza Vilela – Repórter de POP
Um dos maiores encontros de criatividade da América Latina, o Rio2C não apenas tem crescido ano após ano. Em 2023, a feira recebeu mais de 44 mil pessoas e mais de 1 mil empresas brasileiras e estrangeiras para debater temas como a indústria audiovisual, da música e do entretenimento como modelo de negócio. Neste ano, a ideia é expandir ainda mais esses debates, a partir do tema “The age of awareness” (“A era da consciência”).
Criador da Rio2C vê no evento uma SXSW à moda brasileira: ‘é a nossa maior inspiração’Em 2024, o Rio2C se prepara para oferecer mais de 500 painéis de conteúdo. O evento acontece na Cidade das Artes, de 4 a 9 de junho, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). Na programação estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.
Também fazem parte do evento Jody Gerson, que assumiu em 2015 a posição de Chairman e CEO da Universal Music Publishing Group, e se tornou a primeira mulher CEO de uma empresa global de música e a primeira mulher a dirigir uma grande editora musical. Mary Ellen Coe, que atua desde 2022 como Chief Business Officer do YouTube, estará presente. O Rio2C gera impacto econômico significativo para a cidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, a edição de 2023 trouxe mais de R$ 300 milhões.
Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.
Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Toddynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha.
Prêmios de 2024
O Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar o séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro. A celebração acontece no dia
Lista com todos os palcos do Rio2C
GLOBAL STAGE
O mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.
STORYVILLAGE
Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.
BRAINSPACE
Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.
HOUSE OF BRANDS
Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.
SCREENING ROOM
Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.
NEW FRONTIER
O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.
SOUNDBEATS
O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.
FUTURE U
O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.
BIODOM
O Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.
ARTS & CRAFTS
O Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção à impressão de tempo e espaço; a importância artística para manutenção da identidade; a cadeia produtiva e geração de negócios, além da estética e o impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.
GAME+
O palco faz uma imersão na indústria dos games e esports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas, e os fãs para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.
WRITER’S ROOM
O conteúdo apresentado no palco pretende aprofundar o olhar sobre a criatividade, as tendências, os negócios e a viabilidade econômica de cada obra, desde a concepção de uma ideia, passando pelos processos criativos e os meios de financiamento, até a sua transformação em uma obra audiovisual.
SOUNDBEATS II by POPLINE.BIZ
Em parceria com o Popline, o Soundbeats II by Poplinebiz é um novo espaço para Q&A e gravação de conteúdo com grandes nomes da indústria musical, incluindo artistas, empresários, executivos e produtores.
Que horas começam as palestras da Rio2C?
De terça à domingo, as palestras começam a partir das 9h (horário de brasília) e se encerram às 19h. O horário de cada palestra está previsto no site oficial do evento.
Onde fica a Rio2C?
O encontro de criatividade ocupa novamente todo o complexo da Cidade das Artes, localizado no bairro da Barra, no Rio de Janeiro.
Parabéns!