WEB
AGRISHOW
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-cni-cna-cnc-hub-startups-sebrae-espirito-santo-es-esx-programacao-aldo-rosa-1
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2

Posse do Conselho Municipal de Inovação marca inauguração da Secretaria de Inovação de Passo Fundo no Hub Aliança

Posse do Conselho Municipal de Inovação marca inauguração da Secretaria de Inovação de Passo Fundo no Hub Aliança

Pronunciamento de Antônio Roso

Posse do Conselho Municipal de Inovação marca inauguração da Secretaria de Inovação de Passo Fundo no Hub Aliança

Espaço de inovação é o primeiro do norte gaúcho a contar com uma pasta da Prefeitura

O Conselho de Inovação de Passo Fundo, iniciativa fomentada pelo Instituto Aliança Empresarial, foi empossado oficialmente na manhã desta segunda-feira (11), no Hub Aliança. A solenidade, que reuniu autoridades, empresários, entidades e a imprensa, também contou com a inauguração da sede da Secretaria de Inovação da Prefeitura de Passo Fundo, que passa a atuar no espaço de inovação.

O Hub Aliança é o primeiro empreendimento de inovação do norte gaúcho a receber uma pasta governamental do Executivo. A sala está localizada no 3º andar do empreendimento, localizado na Avenida Sete de Setembro, no centro da cidade. Assim como o espaço de inovação, a pasta também foi criada em 2023. De acordo com o presidente do conselho de governança do Instituto Aliança Empresarial, Antônio Roso, a chegada da Secretaria de Inovação ao Hub Aliança demonstra mais uma ação com olhar voltado à inovação, instigado pela classe empresarial desde 2019, com a fundação da organização.

“Se por um lado tivemos um movimento extremamente robusto da iniciativa privada em investir neste ambiente de inovação, por outro, temos também o poder público preocupado e atento às novas demandas. Passo Fundo é uma cidade privilegiada por contar com uma Secretaria Municipal de Inovação”, destacou.

A diretora institucional do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, destacou o compromisso de unir todas as esferas da sociedade para atuar de maneira conjunta para o norte gaúcho prosperar. “O nosso compromisso é unir poder público, privado, universidades, institutos de pesquisa e ciência, mas também a sociedade civil organizada, para que se sintam participantes desse processo. A inovação precisa ser um acesso para todas as pessoas, não para uma bolha. Os negócios estão saindo daqui, quantas energias colocadas que se transformaram em números, em dinheiro, em riqueza para a Passo Fundo e região”, ressaltou.

Na oportunidade, foi apresentado o Conselho Municipal de Inovação, que terá a missão de promover e fomentar a inovação da cidade. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de novas ideias, tecnologias práticas e inovadoras que contribuam para o crescimento econômico, social e cultural da região. O Conselho Municipal de Inovação conta com diferentes atores do âmbito público e privado para atuar em parceria com o fomento à inovação e, consequentemente, o desenvolvimento de Passo Fundo na área.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, enfatizou o compromisso da gestão municipal de ser o elo entre o poder público e a classe empresarial em prol da inovação. “Para desenvolver a inovação em Passo Fundo, o gestor público tem um papel fundamental. Nós temos muitas ideias, muitos projetos de inovação que acontecem há muito tempo. Nós temos o compromisso de ser a “cola”. Temos que juntar mais essas iniciativas e fazer todo mundo se olhar, colaborar, participar mais do projeto do outro. Criamos a Secretaria de Inovação e decidimos estar aqui dentro (Hub Aliança) para que essa conexão seja a mais rápida possível”, pontuou o prefeito.

A secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen, ressaltou o propósito de orquestrar e executar políticas de fomento de inovação ao empreendedorismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico frente à pasta. Por isso, a partir de agora, estar em um ambiente conectado à inovação e com um conselho voltado à área, fortalece esse caminho. “É com muita alegria que inauguramos a Secretaria de Inovação no Hub Aliança e contamos com o conselho de inovação, que tem a missão de promover e fomentar a inovação junto à secretaria, com programas e políticas e também com o fundo municipal de inovação. Esses movimentos são fundamentais para prosperarmos juntos”, afirmou.

Quem forma o Conselho Municipal de Inovação
O conselho conta com as secretarias de Administração, Desenvolvimento Econômico, Educação, Inovação, a Universidade de Passo Fundo (UPF), o Sebrae, Instituto Aliança Empresarial e o Comitê das Entidades Empresariais.

Confira os membros do conselho:
Secretaria de Inovação: Barbara Fritzen e Gabriela Calherrão
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Diorges Oliveira e Evandro Silva
Secretaria de Educação: Adriano Teixeira e Daniel Puhl
Secretaria de Administração: Fernando Boeira e Eliana Zorzi
UPF: Antonio Thomé e Cassiane Chais
Sebrae: Niege Canabarro e Silvana Berguemmaier
Instituto Aliança: Márcia Capellari e Diego Gazaro
Comitê das Entidades Empresariais: Fernando de Carli, Cássio Gonçalves e Nazareno Domingo.

Fotos: Way Comunicação 360º e Michel Sanderi / Prefeitura de Passo Fundo