rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

Investir na genética é solução às mudanças climáticas

Investir na genética é solução às mudanças climáticas

Semevinea realiza pesquisas de sementes para aprimorar soluções aos produtores.

O ano virou e as intensas chuvas no Sul do Brasil impactam neste momento positivamente a produção de soja e milho, enquanto na primavera afetavam negativamente a produção de trigo, com estimativas de perdas de até 50% em relação às projeções iniciais em algumas regiões. O fenômeno climático El Niño tem sido um dos principais responsáveis por esse cenário desafiador nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, embora neste momento ajude os produtores rurais a sonhar com uma safra promissora de soja e milho.

O Agro é muito dinâmico, mas diante dos desafios climáticos, em especial para a safra de trigo, o melhoramento genético vem se posicionando como um investimento mais do que necessário. O Sul do Brasil, tradicionalmente reconhecido por sua produção robusta de trigo, enfrenta uma crise agrícola devido às chuvas intensas durante o período crítico de desenvolvimento das plantações. Essa situação ressalta a vulnerabilidade do setor agrícola diante das mudanças climáticas, destacando a necessidade urgente de investimentos em pesquisa genética.

Neste contexto, a pesquisa genética tem sido um pilar essencial no aumento da qualidade e produtividade do trigo brasileiro. O Brasil destaca-se globalmente em melhoramento genético de trigo tropical e subtropical, adaptado às condições climáticas e aos desafios fitossanitários da região. Empresas públicas e privadas dedicamse a desenvolver cultivares de trigo com alta produtividade, resistência a doenças, tolerância ao estresse hídrico e qualidade industrial. Sediada em Ernestina, Rio Grande do Sul, a Semevinea Genética Avançada de Sementes é um exemplo notável nesse esforço. Especializada em sementes de trigo de alto potencial genético e tecnológico, a Semevinea Genética possui cultivares registradas no Ministério da Agricultura, com destaques para TSZ Chiaro e TSZ Dominadore.

Essas cultivares demonstraram em campo um alto potencial produtivo, qualidade tecnológica excepcional e adaptação ampla às regiões tritícolas brasileiras. De acordo com o sócio-diretor da empresa, Márcio Só e Silva, os resultados mostram que a genética pode ser protagonista em suportar melhor o peso climático, proporcionando uma resposta rápida e eficaz às condições climáticas adversas. A qualidade genética das sementes brasileiras se torna atualmente no grande diferencial do produto nacional, pois garante um a produção mais sustentável.

SOBRE A SEMEVINEA
A empresa surgiu da fusão de profissionais ligados a cadeia produtiva de trigo, unindo a pesquisa ao setor moageiro, e a vocação pela produção de genética avançada de sementes, aproximando o produtor de tecnologias inovadoras. A empresa busca implementar os recursos genéticos de trigo disponíveis no mundo para quebrar paradigmas e introduzir a cultura em novas fronteiras agrícolas no Brasil, além de fortalecer a genética de trigo tornando-a mais sustentável no que se refere as mudanças climáticas que ameaçam a produção de alimentos.

https://www.semevinea.com/