Caixa – Banco
https://www.caixa.gov.br/


Alô CAIXA (Capitais e Regiões Metropolitanas)
4004 0 104

Alô CAIXA (Demais Regiões)
0800 104 0 104

Atendimento CAIXA Cidadão
0800 726 0207

SAC (Sugestões, reclamações e elogios)
0800 726 0101 

Ouvidoria
0800 725 7474



No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. A CAIXA sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil.

Com sua experiência acumulada, inaugurou, em 1931, operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas; três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares.

No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da Caixa do Rio de Janeiro.

Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

Desde o início, alinhada às necessidades da população

Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

O ano de 1969 foi um dos marcos na história da CAIXA. O Decreto-Lei Nº 759 daquele ano a constituiu como uma empresa pública e deu a ela diversas obrigações e deveres, com foco em serviços de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país.

Desde sua criação, a CAIXA não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Uma prova é seu Estatuto Social, renovado sempre que é preciso se adaptar à realidade dos brasileiros. A última atualização foi em 04 de agosto de 2021. A CAIXA, além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua principal finalidade: a de acreditar nas pessoas.

É por você. É por um novo Brasil.

É por você que vive da força do seu trabalho, é por você que recebe os benefícios sociais e sonha com um país mais justo. É por você que precisa de parceria para empreender, é por você que sonha com uma moradia mais digna. É por um país que acredita em mais diversidade, inclusão, sustentabilidade e muitas novas oportunidades.

Estratégia Corporativa

A CAIXA nasceu ajudando brasileiros a realizarem seus sonhos.

Nosso negócio é construir dignidade! Desde possibilitar acesso a um lar digno para cuidar da família, até receber um prêmio milionário ou ter educação e força para ampliar seus recursos e empresa.

Mapeamos as principais necessidades dos Brasileiros há 162 anos, por isso ocupamos o protagonismo como o principal parceiro do Governo Federal e agente transformador para uma sociedade mais justa e menos desigual.

Tudo isso é por você, é por um novo Brasil. E não vamos parar por aqui. Ao olhar para o futuro, ainda vemos muitos sonhos a realizar, inclusive o seu.

A CAIXA tem o que o Brasil precisa de uma Instituição Financeira!

​Nosso Propósito

Ser a instituição financeira pública que fomenta a inclusão e o desenvolvimento sustentável, transformando a vida das pessoas.

É o que move a CAIXA. Nossas portas estarão sempre abertas para atender a todos que sonham em melhorar de vida.

​Nossa Visão de Futuro

Ser referência para a sociedade brasileira pelo relacionamento social e comercial, viabilizando cidadania financeira, desenvolvimento sustentável e excelência na execução de políticas públicas, com eficiência e rentabilidade.

Queremos impactar a sociedade de forma positiva e continuar sendo a referência dos brasileiros quando o assunto for cidadania e políticas públicas.

Nossos valores 

Espírito Público – Servimos para atender à sociedade brasileira.

Somos a CAIXA, empresa pública. Todas as nossas ações visam a impacto positivo na sociedade brasileira. Representamos a CAIXA com orgulho, força e união. Com sinergia enfrentamos juntos os desafios. Agimos com excelência nas nossas relações.

Todas as nossas ações visam impactar positivamente a sociedade brasileira.

Integridade – Agimos com Integridade e Ética.
Nossas ações representam os valores e princípios éticos. As pessoas na CAIXA tratam todos e são tratadas com respeito, transparência e honestidade. Repudiamos condutas que possam caracterizar preconceito, discriminação e assédio de qualquer natureza.]

Sustentabilidade – Atuamos no Desenvolvimento Sustentável.
Nossas relações externas e internas valorizam princípios sustentáveis. Transformamos a sociedade, equilibrando aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, para o atendimento às necessidades das gerações atuais, e para prover as necessidades das gerações futuras.

Inclusão – Praticamos a inclusão.

Respeitamos e valorizamos as características individuais. Praticamos a inclusão social, equidade e diversidade em todas as nossas relações. Estimulamos e valorizamos a criatividade e a inovação.

Somos guardiões e exemplos desses Valores. Esse é o jeito CAIXA de ser!

Subcategorias

  • Financeiro