rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

Floripa Conecta lança programação 2024 com potencial para aproximar produtores, artistas, gestores, empresas e entidades do setor público e privado

Floripa Conecta lança programação 2024 com potencial para aproximar produtores, artistas, gestores, empresas e entidades do setor público e privado

Floripa Conecta de 01 a 31.08.24 em Florianópolis

https://floripaconecta.com.br/


Floripa Conecta lança programação 2024 com presença de autoridades

Na noite da última quarta-feira (03 de julho), Florianópolis foi palco do lançamento oficial da programação 2024 do Floripa Conecta

Tido como o maior movimento de conexão entre as iniciativas públicas, privadas e produtores de eventos da cidade de Florianópolis, o Floripa Conecta reúne vários eventos, em diferentes pontos da cidade, que se conectam em um movimento criativo no mês de agosto. O evento da última quarta-feira, reuniu diversas autoridades locais, e revelou a programação para 2024. Nas edições anteriores, o Floripa Conecta atraiu mais de 260 mil participantes presencialmente e gerou cerca de 80 milhões de reais em impacto turístico. Para saber mais sobre, clique aqui.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou a importância do movimento: “A gente acaba de ser reconhecido como a capital brasileira com a maior proporção de empregos criativos, dentre o montante de empregos que gera. E esta edição do Floripa Conecta 2024 vem provar que o movimento é um sucesso porque todas as forças vivas da cidade trabalham para que ele aconteça. Isso faz com que a cidade, neste mês de agosto, o que antes já foi o pior mês do ano em termos de movimento, se transforme talvez, junto com a temporada de verão, no melhor mês do ano”.

Wilson Sanches Rodrigues, gerente regional da Grande Florianópolis do Sebrae, compartilhou sua expectativa para a nova edição: “A expectativa maior é ter um grande movimento, congregando todos os eventos da cidade no mês de agosto, mas que tenhamos qualidade, e que a cidade possa usufruir de tudo isso que temos de bom. Florianópolis é um destino que todo mundo quer visitar, e essas entidades que têm esses eventos que estão sendo expostos aqui fazem parte desse processo”.

O presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias, destacou que a entidade acredita que o Floripa Conecta é um movimento essencial para impulsionar a inovação e acompanhar as tendências do mercado. “A entidade está comprometida neste movimento pioneiro, por reconhecer o potencial para fortalecer não apenas as vendas, mas toda a dinâmica produtiva da região. É com alegria que marcamos presença desde o início do calendário, com o megaevento Inova+Ação, que visa estimular a criatividade e a ação empreendedora. Nosso objetivo é estreitar ainda mais os laços com nossos associados e empreendedores locais, promovendo uma conexão genuína que impulsione o crescimento e o sucesso de todos os envolvidos”, pontuou. “E o resultado tem sido surpreendente desde 2019 impulsionando a cidade durante o mês de agosto e mobilizando diferentes players”, completou o presidente da CDL.

Para Walmoli Gerber Júnior, Vice-presidente de Marketing da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o Floripa Conecta simboliza a colaboração entre diferentes setores de Florianópolis que, juntos, impulsionam a economia da cidade. “A ACATE reconhece a importância de participar deste movimento que une turismo e tecnologia, dois pilares essenciais para o sucesso de Florianópolis. Esses setores cresceram naturalmente e agora precisam trabalhar juntos para uma integração mais profunda. Ao atrair visitantes para a cidade, eles vivenciam a qualidade de vida única daqui e a conexão entre empreendedores, além das oportunidades que nosso ecossistema oferece para um crescimento contínuo.”

Célio Bernardi, presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), também ressaltou a importância do movimento e das conexões geradas: “O Floripa Conecta tem a receita para o grande sucesso: a união. Por meio dessa parceria, criamos um ambiente propício para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. Cada edição traz novas oportunidades e desafios, mas, acima de tudo, destaca o poder da colaboração. Juntos, atraímos investimentos, fomentamos o turismo, incentivamos novas ideias e impulsionamos a economia local.”

O Floripa Conecta tem como objetivo aproximar produtores, artistas, gestores, empresas e entidades dos setores público e privado. Com encontros, exposições, apresentações artísticas, palestras, workshops e paineis de discussão, o evento busca promover interação, capacitação e trocas valiosas, criando sinergias entre turismo e tecnologia, gastronomia e design, arte e música.

O Diretor Executivo do Floripa Conecta, Thaynan Mariano, ainda ressaltou as pesquisas realizadas pelo Observatório do Sebrae/SC e IFSC quanto a movimentação econômica na cidade durante a última edição: “Para cada R$1 investido na economia criativa, por meio dos mais de 160 eventos que fizeram parte da agenda de agosto no ano passado, gerou R$6,25 na economia de Florianópolis beneficiando o comércio, a rede hoteleira e os bares e restaurantes da ilha e do continente!”

O Floripa Conecta 2024 é fruto da união das principais entidades da cidade: Prefeitura e Câmara Municipal de Florianópolis, ACATE, ACIF, CDL e SEBRAE.


Diversos eventos, diferentes lugares, conectados em um movimento.

O Floripa Conecta são vários eventos, em diferentes pontos da cidade, que se conectam em um movimento criativo no mês de Agosto todo, com potencial para aproximar produtores, artistas, gestores, empresas e entidades do setor público e privado. São encontros, exposições, apresentações artísticas, palestras, workshops e painéis de discussão com propósito de gerar interação, capacitação e trocas na busca de um objetivo em comum: criar possibilidades, acessos e integração entre turismo e tecnologia, gastronomia e design, arte e música na cidade.

Na ilha ou fora dela, queremos estimular a mistura de segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento e sobretudo ampliar as conexões entre a população que aqui vive.
No poder das experiências compartilhadas e acesso às capacitações e ferramentas que impulsionam a criatividade, conectamos o fazer coletivo e potencializamos ações que já estão em curso. Ocupando diversos espaços simultaneamente, com eventos que celebram a cultura da colaboração e aprendizagem mútua entre os diferentes setores da economia, fortalecemos a inclusão social e nutrimos a diversidade cultural. É assim que nos movimentamos para o crescimento da nossa região, gerando práticas de impacto positivo e sustentável que ecoam em toda a comunidade local.

Por que fazer?

O Floripa Conecta são vários eventos, em diferentes pontos da cidade, que se conectam em um movimento criativo no mês de Agosto todo, com potencial para aproximar produtores, artistas, gestores, empresas e entidades do setor público e privado. São encontros, exposições, apresentações artísticas, palestras, workshops e painéis de discussão com propósito de gerar interação, capacitação e trocas na busca de um objetivo em comum: criar possibilidades, acessos e integração entre turismo e tecnologia, gastronomia e design, arte e música na cidade.

No que compete aos índices do que define uma cidade criativa segundo Richard Florida, Floripa cumpre todas as “exigências”

Vida Noturna – Ligada ao índice boêmio
Tolerância e Diversidade
Conhecimento e Informação
Comunidades de Prática
Escritórios Sem Colarinho
Estilo de Vida Experencial
Características Ambientais e Culturais Singulares

Como fazer?

Conectando profissionais, empresas, entidades e eventos locais com criatividade. As principais entidades da Cidade, unidas com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, irão investir seus recursos, dar apoios em mídias, espaços e nos mais diversos formatos de fomentos para que cada um dos eventos conectados ao hub possa ser um elo fundamental nesta movimentação do mês de agosto. Ao exemplo de muitas cidades do mundo, dentre elas Austin no Texas e Lisboa em Portugal, que vivem um ambiente de desenvolvimento econômico baseado na criatividade, turismo e tecnologia, Floripa também está se descobrindo neste sentido. ​Desejamos, de fato, colocar Floripa no mapa do mundo como sendo a Capital Brasileira de Economia Criativa e através de novos modelos econômicos redescobrir todo o potencial de nosso povo, nossas empresas e da nossa querida Ilha da Magia.

Legado

O primeiro legado deixado pelo Floripa Conecta foi um mural em homenagem à Antonieta na Rua Tenente Silveira, próximo ao Museu Histórico de Santa Catarina | Palácio Cruz e Souza. Antonieta de Barros nasceu em Florianópolis em 11 de julho de 1901. Jornalista, professora e política brasileira, é inspiração para o movimento negro, mesmo tendo sido apagada inúmeras vezes dos livros de história. Defensora das mulheres, de uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no sul do país, foi a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular. A obra foi desenvolvida pelos artistas Gugie, Thiago Valdi e Tuane Ferreira e foi entregue em 18/08/2019 às 12h30.

EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADO

Nas duas edições realizadas acumulamos mais de 128 eventos, 21.8 milhões de impactos na mídia, 140.000 pessoas no presencial e 25.000 no virtual e R$45 milhões de impacto no turismo. Geramos trocas e aprendizado em eventos como: encontros de produtores pré-Flo.Co, rodada de negócios, pitch sessions e workshops sobre leis de incentivo. ​O evento teve mais de 88% de aprovação entre os participantes e contou com feedbacks.