AGRISHOW
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-cni-cna-cnc-hub-startups-sebrae-espirito-santo-es-esx-programacao-aldo-rosa-1
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2
innovation-trends-2024-ecosystem-corporates-startups-hubs-government-investors-brazil-aim-congress-abu-dhabi-united-arab-emirates-aldo-rosa-1
innovation-trends-2024-ecosystem-corporates-startups-hubs-government-investors-brazil-germany-hannover-messe-energy-carbon-aldo-rosa-ceo-7

Embraer exibe protótipo de avião elétrico pela primeira vez em evento

Embraer exibe protótipo de avião elétrico pela primeira vez em evento

A Embraer vai expor, nesta terça-feira (10/10), pela primeira vez seu protótipo do avião elétrico, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica. A exibição pública ocorrerá até quarta (11/10), na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL, no centro de eventos PRO MAGNO, na Casa Verde, em São Paulo.

A aeronave vem executando voos experimentais desde 2021, mas nunca havia sido apresentada ao público. Ela é uma adaptação do clássico Ipanema, bastante utilizado na pulverização de lavouras. O modelo elétrico foi desenvolvido em parceria com a empresa catarinense WEG, que forneceu o motor.

O Ipanema já havia sido pioneiro na utilização de outra tecnologia. Em 2004, ele foi o primeiro avião do mundo certificado para voar tendo o etanol como combustível.

A Embraer não pretende fabricar Ipanemas elétricos. A aeronave é definida pela empresa como um instrumento de pesquisa – um “laboratório voador”.

O conhecimento acumulado em três anos de desenvolvimento do protótipo vai contribuir com projetos como o do eVTOL, o carro voador da empresa, que será totalmente elétrico.

Fabricado pela Eve, controlada pela Embraer, o eVTOL está em desenvolvimento e os primeiros modelos só devem ser entregues ao mercado em 2026. Apesar disso, ele já tem uma fila de espera de quase 3 mil unidades encomendadas.


https://www.metropoles.com