rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

Cúpula de Prefeitos do Urban20 nos dias 17 a 18.06.24 em São Paulo

Cúpula de Prefeitos do Urban20 nos dias 17 a 18.06.24 em São Paulo

Evento reunirá autoridades de 38 municípios do Grupo dos 20; fórum internacional é presidido pelo Brasil em 2024

Nos dias 17 e 18 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, receberá a Cúpula de Prefeitos do Urban20 (U20), reunindo autoridades de 38 cidades do Grupo dos 20 (G20), fórum internacional de alto nível para cooperação econômica formado pelos Chefes de Estado, ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias mundiais + União Europeia, que é presidido pelo Brasil em 2024. O encontro deverá reforçar o papel de governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais, a exemplo da capital paulista.

O evento, que acontecerá no Instituto Tomie Ohtake, busca promover a diplomacia urbana, discutir, planejar ações e realizar trocas de experiências e boas práticas, além de favorecer novos negócios e a cooperação internacional entre os municípios do U20. Sob a liderança de uma ou duas cidades-sede que mudam a cada ano, em 2024 o grupo é co-presidido pelos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo. A iniciativa reunirá inúmeros líderes eleitos, com importante representatividade populacional e econômica, e busca aumentar o perfil das questões urbanas na agenda de cooperação internacional, reforçar o envolvimento duradouro entre as cidades, e estabelecer um fórum para que desenvolvam uma mensagem coletiva sobre as negociações do G20.

“O U20 é coordenado pela C40, rede global de prefeitos para enfrentar a crise climática, e pela Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), organização de governos locais e regionais do mundo, conhecida como ‘a ONU das Cidades’. A Secretaria Municipal de relações Internacionais está atuando, em conjunto ao Rio de Janeiro, na preparação das agendas do Urban 20 para facilitar a cooperação duradoura no âmbito do G20, para aproximar e ressaltar as necessidades e os anseios das cidades de modo a torná-las cada vez mais conhecidas e atendidas”, explica a secretária-adjunta de Relações Internacionais, Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo.

Fórum Urbano de São Paulo

Em março, a Cidade de São Paulo já recebeu o encontro de Sherpas do Urban 20. Dentro do G20, existem duas faixas paralelas de atuação, a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças, que conversam entre si. Na Trilha de Sherpas o lançamento de uma aliança global contra a fome e a pobreza, a mobilização global contra a mudança do clima e uma iniciativa sobre bioeconomia são pautas de 15 grupos de trabalho.

A Cúpula de Prefeitos continua a série encontros do G20 no Brasil, que são realizadas desde o início do ano, além de ser parte do Fórum Urbano de São Paulo, uma agenda de grandes eventos internacionais realizados por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), entre eles: a Reunião do Conselho Executivo de Metropolis, o Congresso Mundial da rede ICLEI a Reunião do Conselho de Mercocidades e a Virada ODS. A semana de encontros deve fortalecer as relações bilaterais e multilaterais entre cidades globais, promover parcerias e investimentos, além de possibilitar importantes trocas de experiências e cooperações para elaboração de políticas públicas centradas no desenvolvimento das cidades.

“No ano em que o Brasil preside o G20, a cidade de São Paulo sedia quatro eventos internacionais de associações de cidades, inseridos no Fórum Urbano. Entre eles se destaca o Urban 20, uma iniciativa de diplomacia de cidades, que congrega cidades dos países membros do G20, com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações nas pautas de economia, clima e desenvolvimento dos governos locais, buscando sensibilizar os líderes do G20 quanto a importância e necessidade das cidades participarem em discussões de importância global. O Fórum Urbano será uma oportunidade de cooperação entre cidades globais, de troca de experiências entre os países, além de facilitar a prospecção de investimentos e de poder apresentar, para o mundo, as principais políticas públicas da Prefeitura de São Paulo”, afirma a secretária-adjunta Maria Auxiliadora Figueiredo. A semana de eventos também tem o papel de promover debates e ações de conscientização popular sobre temas como sustentabilidade, economia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – com destaque para a Virada ODS, já em sua terceira edição e considerada pela ONU a maior ação pública local de conscientização e engajamento em prol da Agenda 2030.