rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-cni-cna-cnc-hub-startups-sebrae-espirito-santo-es-esx-programacao-aldo-rosa-1
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-instituto-ayrton-senna-campanha-30-anos-5
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-missoes-fiesp-ciesp-acelera-3

CNI e Finep fecham acordo para incentivar financiamento à inovação nas MPEs

CNI e Finep fecham acordo para incentivar financiamento à inovação nas MPEs

CNI e Finep fecham acordo para incentivar financiamento à inovação nas MPEs

Treinamentos, webinars, cartilhas informativas e rodadas de negócio estão entre as iniciativas para orientar sobre o acesso ao crédito

Com o intuito de tornar o crédito mais acessível e, consequentemente, promover investimentos que resultem em crescimento de produtividade, sustentabilidade e competitividade das micros e pequenas indústrias, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) formalizaram um acordo de cooperação técnica.

Juntas, as instituições conduzirão ações para divulgar as linhas de financiamento da Finep como, webinars, cartilhas informativas e a organização de rodadas de negócio para empresários, com apoio das Federações Estaduais das Indústrias.

“Nosso objetivo é aproximar as micros e pequenas empresas industriais das soluções financeiras oferecidas pela Finep, para que criem projetos de inovação que são fundamentais, mas, às vezes, parecem longe da realidade. Essa iniciativa é mais um passo alinhado com o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2032, que busca melhorar as condições de crédito para MPEs industriais”, explica o gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra.

“A Finep está comprometida com a execução da Nova Política Industrial Brasileira, promovendo modernização, sustentabilidade e competitividade por meio da inovação na pequena e média indústria. Nesse contexto, a colaboração com a Rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC) desempenha um papel muito importante. Essa parceria não apenas qualifica a comunicação, mas também estreita os laços entre a indústria e as oportunidades oferecidas pela Finep para o financiamento da inovação”, diz o gerente de Operações Descentralizadas de Finep, Gustavo Barcelos.

A parceria será conduzida pela Rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC), coordenada pela CNI e presente nas Federações Estaduais das Indústrias. Os especialistas do NAC receberão capacitação sobre as linhas de apoio a projetos de inovação da Finep, para orientar os empresários.

Mais sobre o NAC
Desde 2015, o NAC assessora os empresários industriais sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, com suporte sobre documentação, taxas de juros, garantias, número de parcelas, itens financiáveis, entre outros temas. O trabalho dos especialistas do NAC é ouvir o empresário, compreender as necessidades e objetivos para, assim, encaminhá-lo para a solução de crédito mais adequada no mercado.