AGRISHOW
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-cna-senar-agronegocio-agrotech-startse-sp-2
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-esg-ia-cni-cna-cnc-hub-startups-sebrae-espirito-santo-es-esx-programacao-aldo-rosa-1
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2
innovation-trends-2024-ecosystem-corporates-startups-hubs-government-investors-brazil-aim-congress-abu-dhabi-united-arab-emirates-aldo-rosa-1
innovation-trends-2024-ecosystem-corporates-startups-hubs-government-investors-brazil-germany-hannover-messe-energy-carbon-aldo-rosa-ceo-7

CASACOR Rio Grande do Sul de 25.08 a 22.10.23 em Porto Alegre

CASACOR Rio Grande do Sul de 25.08 a 22.10.23 em Porto Alegre

CASACOR Rio Grande do Sul 2023 dá protagonismo ao aconchego do lar

31ª edição estadual da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas ocupa coração do charmoso bairro Bela Vista

Da união da singularidade de cada indivíduo com o desejo coletivo de sentir-se verdadeiramente em casa surgem os ambientes especialmente projetados para a 31ª edição da CASACOR Rio Grande do Sul. Inspirados no tema Corpo & Morada, mais de 70 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo elaboraram espaços que irão inspirar os visitantes. A mostra, reconhecida como a maior e mais completa do setor nas Américas, realiza sua edição em Porto Alegre – Rua Carlos Trein Filho, 705, bairro Bela Vista – de 25 de agosto a 22 de outubro.

Em 2023, a CASACOR RS, sob direção de Karína Capaverde, reúne profissionais renomados e novos nomes do mercado gaúcho para a idealização de 38 ambientes residenciais e comerciais que trazem ao público soluções mais reais e próximas do dia a dia. A diretora de arquitetura, Vera Capaverde, e a curadora técnica, Aclaene de Mello, tiveram como ponto de partida o conceito de uma clássica residência familiar, antiga propriedade da Bing na capital gaúcha. Com a criação de um complexo de 7 mil m², o local é capaz de proporcionar aconchego e tranquilidade mesmo em uma grande metrópole. A temática anual, Corpo & Morada, será o guia para a realização da CASACOR em 16 estados brasileiros, além de Peru e Bolívia. Ela remete à íntima relação entre a moradia corporal e a habitacional, ambos espaços em que sentir-se pertencente é fundamental – e que merecem, portanto, carinho, atenção e cuidado. A partir dela, é possível perceber o caráter subjetivo da morada, de suas texturas e estruturas, e o poder da arquitetura na promoção de mais qualidade de vida.

Para a diretora da CASACOR Rio Grande do Sul, Karína Capaverde, as expectativas para esta edição são as melhores. “Temos ótimas perspectivas para 2023. Estar de volta ao charmoso bairro Bela Vista é um grande prazer e realizar o evento em uma antiga residência, que foi lar da família Bing, é um privilégio. Apresentar ambientes com proporções reais é uma das grandes novidades para o público”, diz Karína, que dá alguns detalhes do evento. “Neste ano, os visitantes poderão desfrutar da experiência CASACOR em uma área com (51) 3022-6894 atendimento@farocomunicacao.com Rua Félix da Cunha, 737 – Sala 507 Porto Alegre/RS gastronomia e compras, com acesso totalmente gratuito. Temos certeza que essa super edição encantará a todos”, projeta a diretora. Com 23 anos de experiência nas áreas de marketing e administração, Karína coordena a edição gaúcha da mostra há 15 anos.


DESTAQUES

Dentre os destaques desta edição está o paisagismo exuberante da propriedade. Fernando Thunm cria um espaço multifuncional cuidadosamente concebido em torno da piscina da residência. Ali, a reconexão consigo mesmo por meio da natureza é imediata e inevitável. O amplo jardim que compõe a área ligada ao lounge de entrada também recebe um cuidado especial sob o olhar da equipe do Studio1 Arquitetura. Outro ponto de atenção é o conjunto de varandas no circuito, que valorizam as áreas externas e demonstram a importância de uma integração eficiente entre os espaços.

As áreas de estar também ficam em evidência na mostra. Isso porque elas estão configuradas em propostas diversas, proporcionando experiências para todos os gostos. Seja no estar íntimo de Ivan Andrade, no estar social assinado por Graziella Yllana e Rodolfo Hecher (Hecher Yllana Arquitetura) ou no grandioso estar com varanda de Luiz Sentinger, o trabalho do elenco materializa verdadeiros refúgios que unem praticidade e beleza. Também contemplam o espírito de acolhimento o Living Equilibrium, elaborado por Ana Hnszel e Marcelo Polido (Polido Arquitetura), e o living da família de Rosane Dulinski, ambos espaços amplos e convidativos.

Na 31ª edição de CASACOR RS, os visitantes também terão a oportunidade de explorar ambientes comerciais com projetos tão únicos quanto os residenciais. O ambiente onde se encontram as peças de Gustavo Eyewear, exclusivas e pintadas à mão, trazem linhas curvas para torná-lo ainda mais fluido, característica reforçada por sua construção monocromática. Ainda, a loja de aromas da Mels Brushes e a unidade da Livraria Paisagem presente no circuito de visitação, que inserem na mostra duas clássicas maneiras de se sentir bem.


GASTRONOMIA

E as experiências sensoriais não param por aí: em 2023, a gastronomia encantadora da mostra poderá ser vivenciada por todos. Aberta ao público, a SPIRO Café será, como o (51) 3022-6894 atendimento@farocomunicacao.com Rua Félix da Cunha, 737 – Sala 507 Porto Alegre/RS nome prediz, um espaço de “respiro” em meio à correria da vida na capital. Pensado para incentivar a gentileza urbana, o ambiente projetado por Lisiara Simon, da Trino Arquitetura, irá conectar a tríade Pessoas, Mobiliário e Natureza. Com isso, ele permitirá aos visitantes que desfrutem, até o final do evento, de um local inspirado pela sustentabilidade e voltado para a construção de memórias. O prazer de desfrutar de alimentos e bebidas de qualidade será complementado pela Spaccio RAR, que levará à CASACOR RS todo o sabor e tradição de seus queijos, vinhos e azeites de oliva cuidadosamente produzidos nos Campos de Cima da Serra gaúcha.

O BAIRRO

O entorno da Rua Carlos Trein Filho será um complemento à proposta da CASACOR RS 2023: o bairro Bela Vista, essencialmente residencial, é um dos mais desejados de Porto Alegre por oferecer infraestrutura completa, arborização convidativa e muita segurança. Loteado na década de 1970, recebeu casas amplas e confortáveis que traçaram seu DNA familiar. Já nos anos 1990, a instituição do atual Plano Diretor do município impulsionou a construção de altos edifícios no local; a verticalização, porém, não eliminou as charmosas áreas verdes do bairro. Morar no Bela Vista possibilita estar próximo de diversas praças, instituições de ensino renomadas, restaurantes de qualidade para todos os gostos e qualquer hora do dia… tudo com um trânsito leve e em localização privilegiada – shoppings, hospitais e os principais centros empresariais da cidade também estão a curtos trajetos dali. Com isso, criou-se o contexto perfeito para a valorização imobiliária, responsável pelo alto padrão de seus condomínios. Não à toa, o local é considerado um dos mais assertivos para quem busca investir no setor.


PATROCÍNIOS

Aguardada anualmente por profissionais e entusiastas da área, a projeção é de que ao menos 35 mil pessoas visitem os espaços ao longo dos mais de 50 dias de exposição em solo gaúcho. A mostra conta com o patrocínio de Deca, Tintas Coral, Carro Oficial Audi, Banco Oficial BRB, Apoio de Cerâmica Portinari e Patrocínio Estrutural da Melnick — após a (51) 3022-6894 atendimento@farocomunicacao.com Rua Félix da Cunha, 737 – Sala 507 Porto Alegre/RS realização do evento, o espaço receberá um empreendimento residencial de alto padrão da construtora e incorporadora.


SERVIÇO:

31ª edição da CASACOR Rio Grande do Sul
De 25 de agosto a 22 de outubro
Rua Carlos Trein Filho, 705
– bairro Bela Vista
– Porto Alegre/RS

Horários de funcionamento:
● Terça-feira a sexta-feira: das 13h às 20h30 (visitação até 22h)
● Sábados: das 12h às 20h30 (visitação até 22h)
● Domingos e feriados: das 12h às 20h (visitação até 21h30)


INGRESSOS:

Bilheteria virtual:
appcasacor.com.br/events/rio-grande-do-sul-2023
*Meia entrada conforme legislação local;
Para acesso, é obrigatória a apresentação de documento que comprove a meia entrada.
*Os descontos não são cumulativos.

Mais informações:
casacor.abril.com.br/mostras/rio-grande-do-sul


SOBRE A CASACOR:

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Em 2023, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 18 praças nacionais em 16 estados – São Paulo (São Paulo e Ribeirão Preto), Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Tocantins, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú), Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Paraíba e Goiás – além de mais duas internacionais, no Peru e na Bolívia.


ESPAÇOS E PROFISSIONAIS:

Nº do espaço
Nome do ambiente
Escritório
Profissionais


1
Jardim e Lounge de entrada
Studio1 Arquitetura
Lucas Volpatto e Jacqueline Manica


2
Loja dos Aromas (Mels Brushes)
KV Arquitetura
Katia Vinciprova


3
Loja de Óculos Design (Gustavo Eyewear)
Juliana Moura
Juliana Moura


4
SPIRO Café
Lisiara Simon
Lisiara Simon


5
Livraria Paisagem
KV Arquitetura
Katia Vinciprova


6
Espaço Melnick e Varanda Zayt
Vitá Arquitetura
Matheus Merolillo e Pedro Groch


7
Sala 9
Gargioni Arquitetos
Felipe Gargioni e Lucas Thomás


8
Estar + Aqui
Renato Ferrari
Renato Ferrari


9
Espaço Abraccio
Lino Arquitetura
Paula Lino


10
Estúdio e Loja de Arte (LUKA.ART)
W4 Arquitetura
Fernanda Sá e Laura Tavares


11
Ser/Estar & Viver
Eduardo Machado Arquitetura
Eduardo Machado


12
Pool Garden
Fernando Thunm
Fernando Thunm


13
Casa Viva
Andrea Magalhães
Andrea Magalhães


14
Cobertura Pra Viver
Luiz Sentinger
Luiz Sentinger


15
Sense Wine Bar
Jubs Studio
Juliana Silveira Nantes


16
Living E Gourmeterie Da Família
Rosane Dulinski
Rosane Dulinski


17
Casa Serra e Fogo
Patrícia Pasini Arquitetura
Patricia Pasini


18
Origens
Izabela Pagani
Izabela Pagani


19
Varanda Las Piedras
Mowa Arquitecturas
Marcos Benedetti


20
Living Equilibrium
Polido Arquitetura
Ana Hnszel e Marcelo Polido


21
Closet do casal
Larissa Ienerich Arquitetura
Larissa Ienerich


22
Morada Serena
Melina Knopp
Melina Knopp


23
Primeira Infância
Sabrina Sbardelotto
Sabrina Sbardelotto


24
Banheiro Nature
Milene Stefânia
Milene Stefânia


25
Suíte Bem Estar
Erika Listo
Erika Listo


26 Hub Do Menino
Aclaene de Mello
Aclaene de Mello


27
Abrigo E Morada
Tag Interiores
Tatiana Krug


28
Gabinete da Família
Tupinikim Arquitetura e Cristiane Totti
Cristiane Totti, Fernanda Peres e Marielen de Costa


29
Estar Juntos
Francisco Franck
Francisco Franck


30
Alma da Casa
Hecher Yllana Arquitetura
Graziella Yllana e Rodolfo Hecher


31
Gabinete
Mognus Auba Arquitetura
Felipe Garcia Meyer, Larissa de Vargas Tischler e Wilson Fernandes Roos


32
Meu Paraíso Sou Eu/Deca
HVM Arquitetura
Humberto Valério Machado


33
Quer Dizer Amor
Poema Arquitetura
Ana Mielke e Josué Michels


34
Varanda Do Sommelier
Warken Arquitetura
Marília Warken


35
Blackitchen – Confraria Do Chef
Luciana Pestana, Amanda Schvartzman e Marta Pons
Amanda Schvartzman, Luciana Pestana e Marta Pons


36
Gabinete Urbano
Juliani Zanelato
Juliani Zanelato


37
Pessoal E Intransferível
Ivan Andrade
Ivan Andrade


38
Cabana Nôma Saymon
Dall Alba Arquitetura
Saymon Dall Alba


https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-grande-do-sul/