rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

Armazém da Criatividade – hub de inovação gerido pelo Porto Digital com a Secretaria de Inovação do Governo de PE – terá novo endereço em Caruaru

Armazém da Criatividade – hub de inovação gerido pelo Porto Digital com a Secretaria de Inovação do Governo de PE – terá novo endereço em Caruaru

Armazém da Criatividade inicia mudança para centro de Caruaru

A partir do primeiro trimestre de 2025, o Armazém da Criatividade – hub de inovação gerido pelo Porto Digital com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco – terá novo endereço em Caruaru. Com sede atual no Polo Caruaru, o Armazém – que oferece infraestrutura de ponta e oportunidades de qualificação em tecnologia da informação e economia criativa – passará a funcionar no prédio do Espaço Cultural Tancredo Neves, na região central da Capital do Agreste. A mudança de local é impulsionada pelo novo acordo entre o Porto Digital e o Governo de Pernambuco, contando com recursos adicionais da Finep, além da cessão do imóvel pela prefeitura de Caruaru. As obras de readequação do espaço começam no segundo semestre.

Para Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, a mudança é um desafio a ser trilhado nos próximos meses. “Integrar ações ao território sempre foi uma diretriz fundamental para o Porto Digital no Recife e agora teremos a mesma oportunidade em Caruaru. O novo espaço será mais acessível, mais inclusivo e promoverá inovação e impacto para toda a região”.

Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco e ex-prefeita de Caruaru, expressou a importância dessa transferência para o centro caruaruense. “Esse é um exemplo do poder público e o terceiro setor juntos, gerando novas oportunidades de trabalho. Quem está aqui, no polo cultural do Agreste, precisa trabalhar economia criativa como moda, design, música, cinema. São vocações que a nossa região tem e que serão alavancadas com um equipamento a partir de equipamentos como esse”, comentou a governadora durante o anúncio da chegada do Porto Digital ao centro de Caruaru.

Mauricélia Vidal Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, pontuou a importância do Armazém da Criatividade para a cadeia de inovação do estado, além das expectativas para o novo espaço. “A mudança representa uma decisão estratégica voltada para fortalecer e facilitar o acesso dos empreendedores, estudantes e entusiastas da inovação às ferramentas e recursos essenciais para o sucesso de seus projetos. Ao nos posicionarmos mais próximos das instâncias de ensino, ciência e tecnologia, estamos criando um ambiente propício para a colaboração, o intercâmbio de ideias e o florescimento de novas iniciativas”, pontuou a secretária.

Para o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), a chegada do Porto Digital no centro da cidade representa a transformação da região em um distrito de inovação. “Além de dialogar diretamente com a Estação Criativa, que foi entregue totalmente requalificada e vai fortalecer nossa cultura e economia criativa, a presença do Porto Digital no centro de Caruaru vai impulsionar ainda mais nosso ecossistema de inovação, gerando mais oportunidades para nossa juventude”, comenta.

Sobre o Novo Contrato de Gestão com o Governo de Pernambuco

O Porto Digital e o Governo do Estado de Pernambuco estão ampliando o escopo do contrato de gestão atual e o Governo volta a ser o principal parceiro na política pública de inovação do parque tecnológico após 10 anos. O novo acordo prevê um acréscimo substancial de atividades e ações, prevendo a interiorização do empreendedorismo de base tecnológica e economia criativa, e ações de internacionalização das empresas de tecnologia pernambucanas na Europa, a partir do hub do Porto Digital em Portugal a ser inaugurado até julho.

Sobre o Armazém da Criatividade

Há oito anos atuando em Caruaru, o Armazém da Criatividade é um dos principais agentes no impacto do ecossistema empreendedor e criativo da cidade. Através de seus programas nos eixos de Empreendedorismo, Inovação Aberta e Equidade de Gênero, a organização atua para oportunizar pessoas a empreender, se qualificar e utilizar a estrutura laboratorial que fazem o Armazém da Criatividade. Além disso, a instituição conta com as comunidades Rede AC e Somos Minas, que juntas somam mais de 400 pessoas e fortalecem o ecossistema de inovação do Agreste pernambucano.

Sobre o Porto Digital

Há mais de 23 anos, o Porto Digital é reconhecido como um dos principais parques tecnológicos e centros de inovação da América Latina. Localizado na área central do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. O parque atualmente conta com mais de 18 mil colaboradores distribuídos em mais de 400 empresas, gerando um faturamento anual de 5,4 bilhões de reais. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Goiás e Europa.