ApexPod: ApexBrasil fala, no podcast, sobre a importância das feiras internacionais e como empresas brasileiras podem participar dessas vitrines mundiais
As feiras internacionais são excelentes vitrines para empresas que desejam exportar. Agência oferece toda a sua expertise para quem quer expor seus produtos nos principais eventos comerciais do mundo
Você sabe para que serve uma feira internacional de negócios? O novo episódio do ApexPod, o podcast da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), explica para que servem esses eventos mundiais e a importância da participação de empresas brasileiras que almejam conquistar o mercado internacional nas feiras de negócios que ocorrem pelo mundo. Além de disponibilizar em seu site o calendário desses eventos, a ApexBrasil oferece suporte, inteligência, oportunidades e toda a sua expertise em comércio exterior para os empreendedores e empreendedoras interessados nessa jornada. O 8º episódio do podcast – último da primeira temporada – vai ao ar nesta sexta-feira (28) e traz ainda a história da Itamaraty Indústria e Comércio, empresa brasileira de biscoitos que, mesmo já consolidada no mercado internacional, participa ativamente das maiores exposições comerciais do mundo com o apoio da ApexBrasil.
As feiras internacionais são o principal ambiente de networking utilizado no planeta para estabelecer relações de comércio. A presença, porém, é um desafio para a maioria dos empresários, em especial as pequenas empresas. Nesse sentido, o papel da ApexBrasil é facilitar o acesso de empreendedores e empreendedoras brasileiras a esses eventos e promover oportunidades para se conectarem com possíveis importadores. Afinal, a Agência é a instituição responsável pela organização da participação coletiva de empresas brasileiras em “pavilhões Brasil” das feiras de diferentes setores produtivos ao redor do mundo e faz isso com maestria. Em média, a Agência participa de 25 feiras internacionais por ano, ou seja, mais de duas por mês. Em cada uma delas, a Apex monta o estande brasileiro e leva uma delegação de empresas para expor seus produtos e serviços e, claro, fazer negócios.
De acordo com a gerente de Eventos da Agência, Raquel Vilharva, – entrevistada no podcast – ao organizar os pavilhões brasileiros nesses ambientes, bem como a ida de empresas brasileiras para essas exposições, a Agência promove a imagem e a geração de negócios de empresas nacionais, além de propiciar a prospecção de tendências e análise de concorrência. “Nas feiras internacionais as empresas mostram os seus produtos para o mundo inteiro e têm acesso ao que há de mais novo no mercado. Você tem acesso às tendências, às formas de consumo. É uma grande oportunidade para nossos empresários ampliarem conhecimento”, aponta.
O principal diferencial de participar das feiras mundiais com o apoio da ApexBrasil está associado aos esforços de inteligência da Agência vinculados ao evento, que passa por análises quanto à escolha do mercado e do evento, informações sobre a dinâmica local ou da região e suporte dos escritórios internacionais da Agência e do Ministério das Relações Exteriores. No podcast, Raquel ressalta que, ao participar dessas feiras com o apoio da ApexBrasil, as empresas mitigam riscos, porque, em geral, esses eventos exigem muita preparação prévia. Ela explica ainda que a parceria também possibilita reduzir significativamente os altos custos que envolveriam a montagem de um estande exclusivo.
“Eu acredito que o maior dos benefícios de participar de uma feira em parceria com a Apex seja a chancela Brasil, porque a empresa estará participando junto com uma agência governamental e com a delegação brasileira”, afirma. “E essa participação envolve uma ação coordenada, estruturada, onde há um trabalho pré-evento muito grande de sensibilização de compradores, de sensibilização de parceiros. Ela não estará ali sozinha, num canto. Estará com o Brasil”, complementa, acrescentando também a vantagem de chegar à feira com tudo pronto, com as informações organizadas no estande e pessoas altamente especializadas, entusiasmadas e treinadas para contribuir durante a ação.
Quem confirma as vantagens do suporte da Agência e usufrui muito bem delas é a Itamaraty Indústria e Comércio, empresa brasileira de biscoitos já consolidada no mercado interno e externo. No podcast, a gerente de exportações, Nancy Gonzales, conta sua trajetória e destaca a importância de se fazer presente nas feiras internacionais mesmo já sendo uma empresa exportadora.
A Itamaraty nasceu em São Paulo, em 1963, e durante muitos anos seu produto principal foi o café. Entretanto, em 1991 a empresa começou a investir no que seria seu carro-chefe hoje em dia: biscoitos. O sucesso dentro e fora do Brasil veio com receitas de chocolate, brigadeiro, doce de leite, napolitano, floresta negra, limão entre outros. Se nesses mais de 30 anos focados em biscoito a empresa se consolidou no exterior, chegando a cerca de 30 países, Nancy sublinha que a ApexBrasil foi grande parceira ao longo de todo o processo, sobretudo na participação de feiras internacionais.
“As ações da Apex sempre foram extremamente importantes para a gente. Para uma empresa de médio ou pequeno porte é complicado ter o know-how das exportações. Sem o apoio da Apex seria muito difícil participarmos de uma feira internacional, devido aos valores que esses eventos cobram”, analisa Nancy, acrescentando a importância de estar com os produtos nessas vitrines: “é essencial”.
O passo a passo para as vitrines mundiais
No portal da ApexBrasil está disponível o calendário das principais feiras internacionais de negócios para cada setor. Raquel ensina que, após identificar a feira mais adequada para participar em parceria com a Agência, as empresas brasileiras devem preencher uma manifestação de interesse. “Nós temos critérios de seleção. Essa empresa será ranqueada e existe uma taxa para que elas participem. Aquelas que são aprovadas recebem uma comunicação da nossa equipe com a documentação necessária para formalizar a inscrição. A partir daí, eles passam a receber todas as informações relativas ao estande e todos os estudos de oportunidades. Passam a participar dos webinars preparatórios e recebem os requerimentos para envio de amostras para a feira. Os empresários passam a dispor de todas as informações de mercado para que estejam preparadas para o dia da feira”, conclui.
Raquel ressalta que, antes de participar ativamente como exportadora, os especialistas da ApexBrasil sugerem às empresas irem às feiras como visitantes. “Há uma trilha a seguir, tudo focado em mitigar riscos e evitar que o empresário tenha uma participação frustrada. É importante que as empresas conheçam a feira primeiro para se certificar de que aquele ambiente é o mais adequado aos seus produtos ou serviços”, afirma. Ao longo do episódio, Raquel dá dicas para que a experiência dos empresários com as feiras seja um sucesso, e garante: “A gente participa de todo o planejamento para que quando ele for à feira, com a ação lá na ponta, ele esteja preparado”.
Sobre o Apexpod
Com o slogan “Na Apex você pode”, o Apexpod apresenta semanalmente novos episódios com histórias inspiradoras de empresárias e empresários brasileiros que, mesmo achando que era impossível, conquistaram o comércio exterior com o apoio da ApexBrasil. Cada episódio traz ainda informações relevantes sobre o universo da exportação com a participação de especialistas da ApexBrasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.