rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

ANCORD e BlockTrends lançam primeira certificação em criptoativos do mercado financeiro

ANCORD e BlockTrends lançam primeira certificação em criptoativos do mercado financeiro

ANCORD e BlockTrends lançam primeira certificação em criptoativos do mercado financeiro

Através do Programa Certificação Criptoativos ANCORD, os candidatos podem fazer um curso intensivo, pré requisito para o exame de certificação CCA

A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), principal e mais importante entidade certificadora do mercado de capitais, em colaboração com o BlockTrends, edtech da indústria de blockchain e Web3, anunciou o lançamento da Certificação Criptoativos ANCORD (CCA), primeira dos mercados financeiro e de capitais no país. Com apoio da ABCripto, o foco da certificação é em assessores de investimentos e profissionais do mercado financeiro. O Programa Certificação Criptoativos ANCORD é composto de um curso, provas intermediárias, atestado de qualificação, exame de certificação pela FGV e o certificado CCA. Vale ressaltar, também, que os Assessores de Investimentos podem aproveitar a carga horária do Programa CCA para somar até 120 pontos no PEC, o Programa de Educação Continuada da ANCORD para AIs.

A colaboração inédita entre o BlockTrends e a ANCORD representa um marco significativo para o avanço e consolidação do setor de criptoativos no Brasil. Além disso, reforça o compromisso do BlockTrends em utilizar tecnologia, educação e sua experiência em análises e pesquisas para liderar projetos educacionais no setor de blockchain e criptoativos:

— O regulador brasileiro tem sido ágil em incorporar inovações no mercado financeiro, superando seus pares em outros países. O Programa CCA, que temos o orgulho de estabelecer em parceria com a ANCORD, é mais um marco do mercado de ativos digitais no Brasil, país que foi pioneiro ao lançar ETFs e fundos regulados no setor. Acredito que a certificação tem potencial de se tornar mandatária no mercado brasileiro, o que faria do Brasil um exemplo global em inovação financeira — destaca João Paulo Mayall, CEO do BlockTrends.

Para o head de Certificação e Credenciamento da ANCORD, Orlando Júnior, essa iniciativa é extremamente importante para mercado:

— Atualmente, os investidores estão cada vez mais exigentes e buscam ser atendidos por profissionais especializados, qualificados e capacitados. O profissional que participar do Programa CCA certamente vai se tornar um especialista e poderá suprir essa necessidade. Para a ANCORD, além de uma importante diversificação, essa nova certificação nos enche de orgulho, pois é a prova prática de que temos feito um trabalho de qualidade, reconhecido por vários segmentos diferentes e que se tornou uma referência como Entidade Certificadora e Credenciadora.

Como se tornar um especialista e criptoativos certificado

Para se qualificar para a realização do exame de certificação CCA, é preciso ser um assessor financeiro ou profissional do mercado, se matricular no Programa CCA. Conduzido ao longo de 47 horas, distribuídas nos quatro módulos exigidos na prova, o Curso abrange uma extensa gama de conteúdos essenciais. Com quatro apostilas, plantão de dúvidas, lives e a participação de sete especialistas em criptoativos, o programa visa oferecer uma experiência educacional abrangente e interativa. O destaque é a comunidade exclusiva criada para promover networking entre os alunos, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

Os módulos do curso são projetados para atender desde os indivíduos que não são familiarizados com o mercado cripto, quanto com os que já têm conhecimento prévio. O corpo docente é composto por um time de profissionais experientes e atuantes em diversas áreas dentro da indústria, incluindo nomes como: Fernando Carvalho, CEO da Vórtx QR Tokenizadora e fundador da QR Capital; Theodoro Fleury, CFA gestor da QR Asset Management; Nicholas Sacchi, ex-head de pesquisa em ativos digitais do BTG e atualmente diretor de estratégias e parcerias do BlockTrends; Murilo Cortina, que integrou o time de pesquisa em criptoativos da Empiricus e atualmente é diretor comercial da QR Asset; Carlos Maurício Mirandola, diretor jurídico da QR Capital; Gerson Junior, PhD e analista quantitativo da QR Asset Management; Anderson Gabriel, membro do Instituto Crypto Jus e especialista regulatório da Vórtx QR Tokenizadora.

Durante o curso, os participantes terão provas intermediárias ao final de cada módulo, cada uma com cinco questões. Ao final dos 4 módulos, será aplicada a última prova intermediária, contendo 20 questões. Para avançar no curso, é necessário alcançar uma média igual ou superior a sete em cada uma das avaliações. Na conclusão do curso, o candidato receberá o Atestado de Qualificação, que atesta aptidão para a realização do Exame de Certificação.

O Exame de Certificação, administrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), consiste em 40 questões de múltipla escolha divididas nos mesmos quatro módulos trabalhados no curso: Introdução aos Criptoativos e Blockchain; O Mercado na Prática; Regulação, Tributação e Aspectos Legais; e A Transformação do Mercado de Capitais. Para ganhar o título de Especialista em Criptoativos e a Certificação Criptoativos ANCORD – CCA, será necessário obter, na prova, pontuação igual ou superior a sete. O valor total do Programa CCA, que inclui curso e exames, é de R$ 1.947.

A ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – é a entidade que congrega e representa empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais. Ao longo dos anos, a ANCORD tem consolidado sua atuação ao promover o desenvolvimento contínuo dos associados e defender os interesses de seus membros junto ao governo e a órgãos reguladores, além de oferecer direcionamento técnico e jurídico, cursos e treinamentos.